quinta-feira, 24 de abril de 2014

Achados na Biblioteca:A Náusea- J.P Sartre

Minha vontade de ler J. P Sartre surgiu depois da matéria de Fenomenologia Existencial que tive na faculdade. Criei através desta  uma identificação com a corrente filosófica existencial, foi paixão as primeiras palavras dita pelo meu professor.
Em A Náusea o personagem principal se depara com a falta de sentido da vida humana. No decorrer do livro ele se percebe existente e pertencente do mundo, surgindo uma resiginificação da sua vida.
Compreendi a naúsea como uma sensação que o personagem sente ao se perceber no mundo, ao sair fora daquilo que parece programado, dos significados criados pela humanidade e que não parece existir outra forma de pensar. 
É uma crítica as representações, aos papéis sociais, pois tudo isso é criado pela sociedade e nos chega como algo a não ser questionado, como uma verdade absoluta. Há também um novo olhar sobre as explicações existentes em tudo a nossa volta.
Achei um livro cheio de por menores, sendo necessário mais de uma leitura para poder sentir uma compreensão maior das palavras do autor.
Algumas partes do livro que grifei:
"... precisava de mim para ser, e eu precisava dele para não sentir meu ser".
" A existência não é algo que se deixe conceber de longe: tem que nos invadir bruscamente, tem que se deter sobre nós, pesar intensamente sobre nosso coração como um grande animal imóvel- do contrário não há absolutamente nada mais".




 Beijinhos

1 comentários:

Unknown disse...

Oi Andressa! Gostei de ter lido seu post. Não cheguei a estudar fenomenologia ainda, na verdade como faço artes visuais minha professora só citou, mas acho que ainda vou estudar, ter uma base (: Fiquei interessada em ler esse livro, gosto bastante desses assuntos existenciais, talvez me 'identifique'/goste, acho que vou sim, porque só pelo o que você comentou já fiquei pensando, preciso ler esse livro, serio. (: as fotos ficaram lindas. beijos

http://inicioemcor.blogspot.com.br/

Postar um comentário

 

Template by Best Web Hosting