terça-feira, 27 de janeiro de 2015

Minhas considerações sobre o filme: Alabama Monroe-The Broken Circle Breakdown

My photo
Alabama Monroe é para mim um daqueles filmes que a repetição não traz o enjoo.
Das tantas vezes que assisti minhas reações foram as mesmas, de arrepios, choros e vontade de cantar. Porém, meus pensamentos e reflexões expandiram-se, cada momento apreendi algo novo.
Pode parecer exagero, mas The Broken Circle Breakdown me sugou, como nenhum outro filme fez. Não simplesmente pela história, foi físico. Ele transcreveu com sentido o momento em que estava vivenciando.
O filme belga conta a história de um romance entre um músico country ateu e uma tatuadora crente nas religiões, ligados pelo amor e pela música.
A vida do casal parecia se encaixar perfeitamente como um círculo, até a filha dos mesmos ficar doente.
Como o próprio nome do filme expressa, o círculo quebra e os conflitos emergem.

Minhas considerações.
Alabama Monroe harmonizou em tudo. História, atuação dos atores, fotografia e a trilha sonora.
Questionamentos em que faço foram abordados, como a relação da fé (religião) e da ciência.
Penso em que vivemos na corda bamba entre o crer naquilo que é metafísico e/ou na comprovação da ciência. Os dois personagens eram este oposto.
A linha é muito tênue.  Como nossa existência não possui um sentido, algo maior em que nos dê a resposta para quem somos, aonde vamos,  se morte é o fim da existência. Ter uma religião conforta. A fé independente no que, nos move para a busca de sentido, para o mágico que não tem explicação lógica. Porém, pode nos cegar se compreendermos a vida por apenas este ângulo, nos limitando.
A ciência permitiu ao homem evoluir,  estender suas possibilidades. Mas, penso que apenas o ceticismo acaba nos cegando, para aquilo que transcende a lógica.
Não cheguei e nem quero chegar a conclusões sobre isto, já que não quero me fechar. Estar aberta aos dois considero o equilíbrio.
Outro aspecto do filme é a quebra do círculo. Acredito que vivemos buscando o momento em que tudo se encaixará e o final feliz estará nos esperando. O filme mostra, não acredito de forma negativa, e sim real, que a vida movimenta-se e acontecimentos agradáveis e doloridos vão ocorrer.
Segue a trilha sonoro e algumas imagens do filme.









E vocês já assistiram?



4 comentários:

Unknown disse...

Quero ver! =)

Sofia disse...

Adorei! Acho que vai se encaixar muito com esse momento da minha vida!! Continue fazendo resenhas de filmes ;) vou fazer também!

Andressa disse...

Depois me contem o que acharam. bjs

Unknown disse...

Andressa, que filme triste! Me acabei de chorar!

Postar um comentário

 

Template by Best Web Hosting