segunda-feira, 9 de dezembro de 2013

A Revolução dos Bichos- George Orwell

A Revolução dos Bichos é uma fábula que aborda o poder de uma espécie sobre a outra, ou seja, de um ser humano sobre o outro. 
Após os animais da Granja Solar criarem uma revolução contra seus donos humanos, os mesmos começam a estruturar suas vidas dentro da granja de forma hierárquica novamente,os animais que se consideravam mais inteligentes dominavam e mandavam nos demais.
George Orwell ao escrever este livro traz uma crítica a estrutura da sociedade durante a Segunda Guerra Mundial de forma diferente utilizando uma fábula. 
Este livro trouxe em mim fortemente a sensação do domínio, da exploração para se conseguir realizar interesses geralmente individuais. Pois, após a revolução dos animais eu pensei que os mesmos seriam realmente livres e autônomos em suas tarefas do dia a dia, só que continuaram alienados e explorados.
Uma frase que me marcou bastante ocorreu quando animais e humanos estavam reunidos á mesa e outros animais de fora observavam a cena. "As criaturas de fora olhavam de um porco para um homem, de um homem para um porco e de um porco para um homem outra vez; mas já era impossível distinguir quem era homem, quem era porco".
Recomendo este livro, já que trouxe em mim mais claramente a questão do domínio em que estamos inseridos e que muitas vezes não nos damos conta, por achar que sempre foi assim, acabamos alienados sem se questionar qual a original estrutura da sociedade, porque temos que viver dessa forma já que temos o poder de muda-lá. Só que tudo isso é mostrado no livro de uma forma envolvente e interessante.
Beijinhos


4 comentários:

Anônimo disse...

Achei interessante! Adorei a dica do livro!
Btw, seu blog é tão fofinho! ^.^

Manika disse...

A história desse livro é bem interessante e vc escreveu maior bem De :D

Elisa Mello disse...

Esse livro é demais! Porém ainda não terminei de ler ele haha

Anônimo disse...

Li esse livro na época da escola, quando estava na 7ª ou 8ª série para um trabalho, mas não dei muita importância, porque eu era da "turma do fundão", sabe? haha. Agora que "cresci" o li novamente e me arrependo de não ter dado a atenção que ele merece, pois realmente é um ótimo livro e relata nitidamente como somos capaz de influencia as pessoas com poucas palavras, o problema é: Influencias para o bem ou para o mal.
E é incrível que mesmo de muito tempo de lançamento, a história se assemelha muito com o que ainda vivemos.
É de fato uma ótima leitura *-*

Postar um comentário

 

Template by Best Web Hosting