sexta-feira, 31 de outubro de 2014

O Existencialismo é um Humanismo- Jean-Paul Sartre

Descobri o existencialismo (como já citei em outro post) através de uma matéria do curso de Psicologia, a Fenomenologia Existencial. Foi identificação as primeiras palavras do professor, cada frase soava em meus ouvidos cheias de sentido. 
Desde então procuro ler sobre os percussores dessa corrente e o livro O Existencialismo é um Humanismo veio complementar os pensamentos que venho construindo sobre a existência humana.
Este livro veio de uma conferência de Sartre  em 1945 com o intuito de esclarecer as críticas que as obras de  mesmo vinham causando na época.
Basicamente, segundo minhas percepções do livro há uma integração dos ideias existenciais a partir da compreensão de Sartre. Elementos como autenticidade; o homem como o ser que escolhe;  a angústia, desespero e desamparo inerentes ao homem; o homem como um ser integral entre outros aspectos são abordados no livro.
O Existencialismo é um Humanismo é uma interessante obra para aqueles que tem interesse em compreender esta corrente filosófica.

"... tenho em mim uma multidão inutilizada e inteiramente viável de habilidades, inclinações e possibilidades que me dão um valor maior do que aquele que a simples série de ações que realizei permite inferir". ( SARTRE, pg 31)

2 comentários:

Albuquerque disse...

Baah que eu já ouvi falar deste livro no curso quando fazia história. Não cheguei a ler, mas pela maneira como tu descreveu, vou ter que dar uma espiada. Apesar de eu não curtir diretamente algumas correntes filosóficas, e até mesmo a filosofia em si, sou o tipo de pessoa que se trai e se pega a todo momento filosofando rs Viajei né, mas é mais ou menos isto.

Bom, vou anotar aqui :D
xoxoxo

Andressa disse...

Que legal, fico feliz de ter despertado algum interesse seu por essa leitura. Obrigada pelas visitas no meu blog. bjs :D

Postar um comentário

 

Template by Best Web Hosting