domingo, 1 de março de 2015

Minhas considerações: Olhai os lírios do campo- Erico Verissimo

                                                              photo by me
Nunca tinha lido nada do Erico Verissimo até o presente momento. Minha vontade de ler Olhai os lírios do campo veio do nome do livro, tão sugestivo a simplicidade.
Não tenho o hábito de ler sobre o autor e nem sobre os comentários de sua obra antes de ler o livro, para não me deixar levar por outras opiniões. 
Só após a leitura procuro sobre o autor, sobre os comentários da leitura. Guio-me inicialmente apenas pelo resumo do livro e não pelas opiniões sobre ele.
Assim, comecei a leitura de Olhai os lírios do campo crua e nua de exposições alheias.
A história é sobre Eugênio Fontes. Um homem pobre que a todo momento questiona-se e sente-se humilhado da sua condição financeira considerada inferior perante a sociedade.
Até a fase adulta o personagem guia-se na suas escolhas voltado apenas as consequências exteriores.
Durante suas vivências de perdas ele vai resignificando sua existência. Aquele Eugênio do início voltado exclusivamente a si e a compreensões impróprias da sociedade, da lugar a um homem autentico, respeitando suas vontades e considerando as relações entre os seres humanos.
Achei a trajetória de Eugênio cheia de nuances existenciais, com questionamentos que nós humanos fazemos em algum momento de nossa existência. 
Estou encantada com essa obra.
Segue alguns grifos marcantes para mim:

Eles esquecem o que têm de mais humano e sacrificam o que a vida lhes oferece de melhor: as relações de criatura para criatura. De que serve construir aranha-céus se não há mais almas humanas para morar nelas?


E quando o amor ao dinheiro, ao sucesso nos estiver deixando cegos, saibamos fazer pausas para olhar os lírios do campo e as aves do céu.

Tinha tido apenas a ilusão de viver, mas na verdade andara morto por entre os homens.

Continuou a andar, olhando com esquisito prazer para as pessoas que passavam. Todas elas deviam ter os seus dramas, os seus problemas morais e materiais, as suas pequenas e grandes alegrias. Eram seres humanos. Viviam!
" A vida começa todos os dias". Essa frase lhe visitou a mente durante todo o trajeto do consultório a casa.

Começava a tomar a vida pelos ombros e tentava beijá-la na face, como lhe aconselhava Olívia. Era um beijo de sacrifício que ele dava ainda com alguma repugnância, num desfalecimento de medo, violentando a sua natureza mais íntima. Mas havia nesse beijo um estranho elemento de fascínio.E ele sabia - se sabia! - que um dia, não muito remoto, ele ainda beijaria com amor essa mesma vida incoerente, sórdida, brutal e apesar disso, ou talvez por isso mesmo, bela.

-Nós somos humanos, Felipe, e vivemos quase como máquinas.

Pensemos apenas nisso: não fomos consultado para vir para este mundo e não seremos consultados quando tivermos de partir.

O mistério estava em tudo, até nas coisas mais óbvias e aparentemente simples.

-Sabe da última? Estou encontrando na vida, em carne e osso, velhos conhecidos de livros...

Havia um secreto encanto na sua solidão.

Até o próximo post.


2 comentários:

eu-nomadiando disse...

Recomendado o livro? Pq eu to encantada com essas partes grifadas. To correndo pra procurar no skoob. Obrigada pela resenha! um beijo

Eu.Nomadiando

Unknown disse...

ai tia, se tem muita briza

Postar um comentário

 

Template by Best Web Hosting